Mesmo depois que o tempo devastou alguma coisa na minha vida ( trabalho, amores, familia, corpo), as boas experiências sempre permaneceram. Não sombra, tristeza ou vazio, mas razão de voltar a florescer.
Puxar a cadeira para fora da área de sombra e sentar-se um pouco ao sol. Quando passa o terror de alguma perda, nas trevas da impotência e inconformidade, inicia a abertura de frestas por onde a antiga claridade se derrama no agora.
Essa cadeira lá na sala, aquela amiga, o som do violão no apartamento ao lado, a violeta que precisamos colocar água, a rua por onde caminhavamos há alguns anos. Tudo isso nos chama: não para chorar o passado, mas para programar no presente tudo o que tendo sido bonito não se perdeu. E dessa forma, agente vai se conscientizando de que deve muito aos amores que teve, aos amigos que por um triz não esqueceu, ao apartamento no centro da cidade que sua mãe vendeu, junto com parte da sua infância, à pessoa que se foi em todos esses anos, e assim, poder viver melhor novamente.
De todas as coisas boas que se findaram, nos vem sempre uma luz e uma capacidade de ver o mais banal com alguma admiração. Na realidade eu acho que viver qualquer fase dessa vida, é necessário acreditar que vale a pena. Mas claro que não é uma caça ao tesouro que compramos com dinheiro: é simplesmente uma caça interna, dos nossos valores, do que acreditamos, dos nossos desejos.
É incrivel como a tarefa de viver nunca se conclui. Os nossos sonhos e sustos sopram em nossos ouvidos quando menos esperamos. E logo vem a certeza de que não há ponto imutável de acomodação.
Sempre algo novo se posta em nossa frente, uma palavra ouvida da televisão, uma frase lida, um rosto novo, um velho conhecido, um quase nada nos toca.
Podemos optar:
Vou ficar aqui descansando.
Vou até a padaria para ver o que acontece.
Esse momento constitui a continuação de uma existência.
Essa possibilidade de escolher me encanta e me assusta, mas é só um sinal, de que estou em movimento e em constante transformação.
Sempre que enfrentamos situações difíceis as experiências permanecem, como vc mesmo disse. Fazer delas uma força de arranque é fundamental, assim a vida se transforma, novos objetivos se fortalecem.
ResponderExcluirUm beijo
Olá, Mayra!
ResponderExcluirApesar das nossas tritezas, e felizmente, a vida não para! Ela insiste e persiste em vários olhares, em vários lugares!
Bjs!
Rike.
Mayra
ResponderExcluirInfelizmente o mundo não para que curemos nossas feridas...
E que bom que em cada amanhecer as coisas se renovam...
beijocas
Loisane
Má,
ResponderExcluirAcomodar-se é se ir morrendo vida afora... E isso não é para nós, de jeito nenhum!
Beijos mil
Carla
Ola Néia,
ResponderExcluirCom certeza o que fica disso tudo é que "novos objetivos se fortalecem".
Um beijo,
Rike,
ResponderExcluirObrigada!
Um beijo,
Lois,
ResponderExcluirAinda bem que "a cada amanhacer a vida se renova", se não fosse assim, estariamos perdidos...rss
Um beijo,
Carla,
ResponderExcluirConcordo com você, para nós viver plenamente dia após dia é o que importa. Independente dos outros ou dos fatos.
Obrigada e um beijão,
E ASSIM É A VIDA....NÃO SEI QUANTOS ANOS VC TEM MAS EU TENHO 47 E AINDA ESTOU AI POR MUDAR...MUDO SEMPRE....TENHO UM CASAMENTO DE 25 ANOS MAS VIVO MUDANDO DE JEITO DE VIVER PROFISSÃO HOJE AOS 47 ANSO POSSO TE DIZER ENCONTREI OQ UE FAÇO QUE ME FAZ FELIZ..TOSO CACHORROS MONTEI UM BANHO E TOSA ..QUANDO DIGO MONTEI EU MONTEI MESMO FIZ UM CURSO EM SP EM 2008...VOLTEI AO MT..PINTEI UM COMODO DE CASA FIZ UMAS DECORAÇÕES COMPREI AS COISAS COM O DINHEIRO QUE GANHEI COMO TECNICA ADM.ESTADUAL EM 1 ANO E 6 MESES E HOJE TRABALHO NO MEU BANHOE TOSA SIMPLES FELIZ DO JEITO QUE SEMPRE SONHEI..E SE ACHA QUE JA ESTOU SATISFEITA??NÃO MINHA CABEÇA JA ESTA A MIL PENSANDO NAS COISAS QUE QUERO FAZER NELE AINDA...QUANTO A PERDAS EXPERIENCIAS QUE SE FORAM BENS AMIGOS..SABE QUE A GENTE APRENDE MAIS NA DOR NÉ???EU APRENDI ASSIM NA PERDA NA FALTA NA DOR...MAS HOJE ME SINTO TÃO COMPLETA E TÃO FORTE...SE NEM IMAGINA COMO É BOM SABER QUE VIVO COM 100 REAIS NUM FIM DE SEMANA OU COM 5 REAIS NO MESMO FIM DE SEMANA...QUE SOU FELIZ COMIGO MESMA NO FUNDO DECASA FAZENDO LACINHOS PRA POR NOS MEUS DOGS!!! VOCE VAI ENTENDER QUE SE AINDA NÃO ESTA PLENA E NÃO ESTA COM ALGUEM OU COM ALO QUE DESEJA É POR QUE NÃO É A HORA ..E A HORA NÃO É NOSSA É DE DEUS E ELE TEM COISAS BOAS PRA VOCE ISSO É CERTO COM 2 E 2 SÃO 4 E NÃO HA COMO MUDAR O AMOR DELE PRA COM VOCE...SAIBA QUE UM DIA VOCE ESTARA PLENA ELIZ E SUPRIDA DE TUDO..MAS NA SUA CABECINHA VAI ESTAR LA UMA PECINHA RODANDO E DIZENDO QUE É QUERO AGORA?QUE VOU FAZER AGORA MAS ISSO É BOM..ESTAMOS VIVAS E EM CONTANTE MUTAÇÃO..BJS QUERIDA
ResponderExcluirOTILIA
Gosto tanto do teu jeito de mostrar sua alma, sem fingir felicidadezinha quando ela está ausente.
ResponderExcluirMas percebo a sua busca, a vontade de fazer dar certo e sei que vai conseguir.
Adorei a frase do Rike, a vida insiste, persiste, em vários olhares, em vários lugares...
Beijos, moça intensa.
Ola Otilia,
ResponderExcluirObrigada pelas palavras. Sempre muito motivadoras.
Você é uma grande pessoa.
Um beijo,
Milene,
ResponderExcluirObrigada por gostar de estar aqui.
Essa minha busca não vai cessar nunca...
Um beijo, querida.
Oi Mayra!!
ResponderExcluirVim retribuir sua visita a meu blog e adorei esse texto!!!
Pena que estou um pouco atrasada para o trabalho, senão ficava aqui lendo a manhã toda. Você escreve muito bem!!
Mas, tem tempo. Já virei fã e voltarei aqui muitas vezes, pode ter certeza ;)
Ótimo dia pra vc!!
Beijo grande
Regina,
ResponderExcluirObrigada por vir conhecer!
Volte sempre que quiser.
Um beijão,
Má,
ResponderExcluirA cada dia que passa minha saudade aumenta mais. A cada texto que postas, eu me apaixono ainda mais por ti.
Como explicar tamanho sentimento? Amor? Admiração? Os dois!
Estou num novo projeto tão importante. Estarei a frente de uma produção artística novamente. Amanhã encontrarei os amigos naquele lugar de sempre, gostaria que fosse.
Permita-se ir dessa vez!
Beijos,
Ola Tina, Querida!
ResponderExcluirÉ sempre muito bom tê-la por aqui.
Eu também a admiro muito e obrigada pelas palavras.
Parabéns pelo novo projeto. Eu quero saber de tudo. Você sabe que eu adoro o que você faz.
Não vou prometer que estarei lá, mas farei o possível.
Um beijo grande,
Mayra!
ResponderExcluirSurpresa agradável aqui vir para retribuir sua amabilidade em visitar a "serra..." e deparar com artigos fascinantes e minha espontânea empatia pela forma de se exprimir.
A continuação de nossa existência é a certeza de que não somos felizes a tempo inteiro. Temos momentos felizes isso sim e, esses momentos se constroem, ou nos são doados quando a nossa receptividade vem do acreditar que vale sempre a pena e não nos acomoda-mos, quando damos o nosso melhor sem nada esperar. A constante caminhada... nos pode surpreender pela positiva,
assim cheguei aqui!
Kandandos meus.
Ola Kimbanda,
ResponderExcluirSeja muito bem vindo aqui!
Que bom que gostou desse canto.
Volte sempre que quiser, será um prazer tê-lo por aqui.
Um beijo,
olá, obg pela companhia estou indo contigo também, gostei do seu cantinho... volto pra ler com calma.. merece atenção... bjo..
ResponderExcluirOla Déya,
ResponderExcluirObrigada pela visita.
Volte quando quiser.
um beijo,
Mayra, adorei seu blog e me impressionei com seus textos. Obviamente a estarei seguindo... Venha ao Escrevo para Viver sempre que puder, pois você é bem vinda!
ResponderExcluirGrande abraço,
Poetisa.
http://escrevoparaviver.blogspot.com
Helena,
ResponderExcluirCom certeza estarei por lá sempre.
Obrigada por vir me prestigiar com suas palavras.
Um beijo,
Mayra
ResponderExcluirquanta emocao por aqui, quanto amor quanta paz!
Nossa menina linda, isso é um presente . e só posso agradecer!
Bjs
Lulu & Sol
Espero poder retribuir com o mesmo carinho no nosso blog!
seguiremos, e ter vc lá como seguidora sera uma honra...
Sol e Lulú,
ResponderExcluirObrigada pela visita e pelas palavras.
Voltem sempre.
Um beijo,
ola seu blog tb é mto interessante!
ResponderExcluirja estou seguindo viu??
bjos linda!
Ola Patricia,
ResponderExcluirObrigada por estar aqui.
Volte sempre!
Um beijo,