Na avenida da minha vida, componho e compartilho a ferro e flores de todas as emoções, inquietações e explosões de uma jornada profunda, intensa e fascinante.
Seja Bem vindo!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Quebra-cabeça das relações

Recebi uma carta muito bonita da minha mãe hoje pela manhã. Lembrei-me da época que vim morar em São Paulo, quando trocávamos cartas semanais. Fico pensando em que momento eu deixei essa relação ir se transformando? Não consigo me recordar. Mas acontecimentos, decepções e desilusões foram muitas, bilateralmente.
O fato é que essa carta me tocou tanto...
Ela falava inicialmente sobre afastamento, distância e afeto. Mas não num contexto de cobrança e nem desaprovação. Era um tom diferente, um tom de harmonia e carinho. Peguei-me refletindo durante o dia sobre isso. A vida é como um relógio cronometrado, onde até nossos erros tem seu tempo e espaço, quase nada parece fruto do acaso, não tenho conseguido analisar de outra forma.
É como um jogo de quebra-cabeça, uma peça precisa se encaixar em outra. Algumas peças são escuras, às vezes até tristes, mas quando encaixadas no lugar certo, tem seu valor e significado expressivo.
Volto para o passado e vejo como tudo foi encontrando o devido lugar. Olho o meu presente e por não ter tido medo de ir em frente, percebo-me participando de uma nova história.
Nessa nova história, eu afastei pessoas importantes, confesso, mas isso ocorreu por não saber como aproximá-las, ou não saber como encaixá-las no contexto que construi para mim mesma.
"Compreender o momento presente requer recuo no passado. O cordão que costura as histórias precisa ser identificado."
Obrigada mãe!

10 comentários:

  1. ah....falar de mãe é bom..falar de relações complicadas, é bom...de cobranças é bom..falar do tempo é bom...
    e como diz meu amado Mário Quintana: O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você.

    beijocas

    Loisane

    P.s. Tá vendo porque o tempo é curto??como nao ficar horas nesse mundo maravilhoso..lendo coisas tão belas?? rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. TODAS NÓS QUE NOS MUDAMOS DE PERTO DA NOSSA FAMILIA MÃE PAI IRMÃS DE UMA CERTA FORMA NÃO É QUE NOS AFASTAMOS ..A VIDA NOS AFASTA E A ELES TAMBEM...ESTAMOS TODOS EM BUSCA DE NÃO SEI LA O QUE??EM BUSCA DE TANTAS COISAS ..COISAS MESMO COISAS ...E DEIXAMOD TANTO PRA TARZ TANTO TANTO TANTO AMOR...TANTA VIDA TANTO BRILHOS NOS OLHOS DE PESSOAS QUE NOS AMAM INDEPENDENTE DA NOSSA CONTA BANCARIA DA NOSSA CARA LINDA OU FEIA ..DO NOSSO BOM OU MAL HOMER..DEIXAMOS TUDO ISSO E SAIMOS NESSE MUNDO CRUEL COM ASPESSOAS QUE SE DESGARRAM DOS SEUS NINHON FOI COMIGO AOS 21 FOI COM VC SERÃO TANTAS OTILIAS E MAYRAS PELA VIDA AFORA ..É COM MINHA FILHA QUE VEJO A VIDA DELA PASSANDO ATRAVES DE FACEBOOKS BLOGS DE ORKUTS ESSA GERINGONÇAS QUE DE CERTA FORMA NOS TRAZEM PRA PERTO DE QUEM AMAMOS...MAS TUDO ISSO É NORMAL...MAS UMA COISA NÃO MUDA MAYRA FAZ 24 ANOS QUE SAI DE PERTO DA MINHA MÃE EU A VEJO UMA DUAS VEZES AO ANO ..E TODA VEZ QUE CHEGO EM CASA ESTA LA MINHA COMIDA PREFERIDA MEU BOLO MEU DOCE MINHA CAMA DE SOLTEIRA QUE ELA NÃO DESFAZ..NUNCA..E ESTOU EU DE NVO NO MEU LAR NA MINHA VIDA QUE ESTA SOMENTE CONGELADA MAS A QUALQUER MOMENTO QUE EU CHEGAR LA ELA DESCONGELA E VOLTA TUDO A SEU DEVIDO LUGAR...SABE POR QUE??POR QUE TUDO E TODOS PASSAM MAS O AMOR DA NOSSA MÃE IRMAS PIA NÃO PASSAM JAMAIS ...EU SOU UMA DEFENSORA DISSO AMOR DE FAMILIA DE SANGUE DE DNA NÃO PASSA POR MAIS QUE VOCE FIQUE LONGE ...E TENHA CERTZA QUE SUA MÃE SENTE EXATEMNETE O QUE SENTIU QUANDO TEVE VOCE..QUE QUANDO VC FALA COM ELA POR TELEFONE CARTA IMAIL ELA SENTE UM FRIO NO ESTOMAGO QUERENDO DECIFRAR NAS LINHAS TUDO QUE VC ESTA SENTINDO NÃO LIGUE PRA MAGOAS PRA PASSADOS PRA NADA SOMENTE SE LIGUE NO AMOR QUE SUA MÃE TEM POR VOCE ELE PODE ESTAR ATE DISFRAÇADO DE CONRANÇAS OU NÃO COMO VC DISSE MAS É AMOR O AMOR MAIS CRISTALINDO E VERDADEIRO QUE DEUS POIS NO MUNDO.. NÃO SE AFLIJA ACONTECE COM TODAS NÓS QUE DESGARRAMOS DA FAMLIA E SAIMOS PRA VIVER O MUNDO ....
    BJS
    OTILIA LINS

    ResponderExcluir
  3. Menina, que texto é esse, heim? Adorei isso aqui. Amei o jeito como escreve e deixe minha cadeira reservada que voltarei sempre.

    Eu acho que os que amamos, os que nos amam, acabam sempre voltando pra nós.

    A vida arruma as coisas, acredite.

    Beijos, moça escritora.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Mayra!
    Já tinha lido algo que era mais ou menos assim: "quando a gente pensa que deixou/se livrou do passado, ele volta no futuro". Ainda mais sendo mãe, pois mãe é sobrenatural (no melhor sentido da palavra)!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  5. Olá Mayra,

    Pense nisso:

    "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

    Grande beijo para você!

    http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ola Lois,
    Obrigada!
    Com certeza o tempo é curto, mas você sempre o encontra para mim.
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  7. Milene,
    Obrigada por estar aqui!
    Sua cadeira está reservadissíma, volte sempre!
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  8. Rike,
    Com certeza, o passado, futuro e presente são implacáveis.
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  9. Otilia,
    Acho que você tem razão. Muito lúcido e emocionante o que disse.
    Obrigada,
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  10. Dani,
    É uma bela frase para reflexão. O recomeço e novos finais são vitais.
    Um beijo,

    ResponderExcluir