Em alguns momentos, nos deparamos com situações extremamente desagradáveis e até perigosas. Por exemplo, um super amigo nos convida para uma festa cheia de outros amigos e apenas um que não nos agrada. No meu ponto de vista, uma boa desculpa pode nos tirar de praticamente qualquer situação, mas mesmo assim, tem gente que não se permite utilizar essa opção porque tem uma definição extremamente radical sobre honestidade.
Qual deveria ser a resposta "honesta" para um convite desse tipo: "Não, não vou nessa festa de jeito nenhum, porque não suporto o fulano de tal e sou capaz de falar tudo o que está engasgado aqui dentro, e ainda acabar com toda essa festa, você pode não se lembrar, mas essa pessoa fez tal e tal coisa comigo e você ainda tem coragem de frequentar o mesma lugar que ele..."
Será que esse tipo de sinceridade muda alguma coisa?
Essa sinceridade a toda prova pode até ser considerada uma qualidade nos tempos de hoje, mas, na realidade, quando as pessoas falam "Preciso ser verdadeiro com você", em geral seguem com um discurso de traição, abandono e ataque.
Os que defendem a "honestidade" não deixam nada intocado.
Penso que, diversos relacionamentos se afundam antes mesmo de começar porque os dois pensam que devem confessar todos os atos sexuais que tiveram ou pensaram em ter, antes daquela relação. Acredito que elas só se iludem, não esclarecem nada com isso.
A verdade que vale a pena cultivar, é a que diz respeito ao que dizemos, não ao que comunicamos.
É melhor sermos verdadeiros em relação ao nosso sentimento do que honestos em relação à nossa disposição.
Quando meu sobrinho de 5 anos traz uma folha de papel e diz:
- Olha tia o desenho que eu fiz!!
Ele consulta o meu coração, meus sentimentos mais profundos e não passa nada além disso dentro de mim e digo:
- Ah! que lindo! que desenho maravilhoso, vou pendurar lá no meu mural. Para mim, essa é a verdade, ainda que o desenho seja um monte de rabiscos.
A língua pode espalhar o desentendimento e não a compreensão. Ela nos dá o calor, mas não dá a iluminação.
Quando conversamos com alguém, há o tema das palavras que são ditas, mas raramente este consiste na verdadeira importância da conversa. Algumas pessoas não pensam dessa forma, e eu as respeito, mas no meu ponto de vista, certas coisas não precisam ser ditas a ferro e fogo, sem que o sentimento de quem está do outro lado seja respeitado.
querida mayra,
ResponderExcluirjá está em mim, um cuidado todo especial ao me comunicar com as outras pessoas, portanto concordo plenamente com seu ponto de vista. Vejo isso como maturidade e equilibrio ; e não personalidade ou liberdade.
Ser inteligente é medir as palavras...
bjs no coração
Lulu & Sol
AI QUERIDA ..COMO EU QUERIA SER SEMPRE ASSIM...CONSIGO ALGUMAS VEZES..MAS NA MAIORIA NÃO CONSIGO POR SE ACONTECE DE ALGUME ME CHAMAR PRA UMA FESTA DESSA E EU DIZER.."NÃO NÃO VOU "'DAI A PESSOA DIZ POR QUE??DAI EU NÃO TENHO COMO ESCONDER A NÃO SER QUE SEJA UMA COISA BOBA MAS SE FOR ALGO QUE ME MAGOOU MUITO EU FALO...INFELSIMENTE OU FELISMENTE..MAS SABE MAYRA EU GOSTO QUE AS PESSOAS FALEM COMIGO A VERDADE MESMO QUE DOA..EU GOSTO ODEIO OLHARES ESGUIOS SABE A PESSOA FALA E OLHA PRA CIMA EU PREFIRO AINDA A SINCERIDADE MESMO QUE VA ME MAGOAR...MAS AS PESSOAS QUE AMAMOS SABEM ONDE NBOS MAGOAM EM GERAL ELAS TOMAM AS DEVIDAS PRECAUÇO~ES MAS SER POLITICAMENTE CORRETA EU NÃO CONSIGO ..SEI QUE PODEM CAHAMR BOM SENSO MAS PRA MIM GOSTO GOSTO VOU NÃO VOU..E EU NÃO CONSIGO DISFRAÇAS ATE TENTO MAS NÃO DA SE EU NÃO FALAR EU ME SINTO ENTALDA E PRA MIM É PIOR FICO MAL..QUANTO AO DESENHO RECEBI UM DESSES ESSE FINAL DE SEMANA QUE FUI AN CASA DE UMA AMIGA E AMIGO EM SORRISO MT..O MENINO FEZ UM LINDO DESENHO E ME DEU ASSIM..VOCE É ESPECIAL EU TE AMO..FALAR A VERDADE EU NUNCA VI UMA OBRA DE ARTE TÃO LINDA ..VOU POR NO MURAL LOGICO MAS JA ESTA CRAVADO NO MEU CORAÇÃO ...POR ISSO QUE ACHO QUE QUANDO A GENTE TEM QUE SER SINCERA TEM QUE SER MESMO...E AS PESSOAS QUE NOS MAGOAM DEVEM SABER DISSO ..SIM....
ResponderExcluirOTILIA
PS A ALMA FICA MAIS LEVE RSRSRS
Myra
ResponderExcluirsou do ferro e fogo...
externo todas as dores que me vão por dentro...
Sinceridade? frieza?
já não sei mais...
mas indiferença nunca
beijocas
Loisane
Mayra, seu exemplo do desenho infantil foi perfeito! Um diálogo não é uma fórmula matemática onde os resultados serão sempre exatos.
ResponderExcluirHá sentimentos envolvidos.
É preciso ter cuidado em sair por aí dizendo "verdades", principalmente porque o que é verdade para mim, pode não ser para você.
Adorei o texto e a idéia que ele contém.
Beijo grande
Adorei Mayra !
ResponderExcluirConcordo que devemos medir, como e com quem, sempre. Palavras são palavras, mas se mal ditas podem causar danos irreparáveis.
Beijinhos !!
A língua, em derminadas situações, é fatal.
ResponderExcluirBj.
_
Grato por me seguir, faço o mesmo.
Ah, não precisa ser tímida, pode comentar, rsrsrsrs.
Então, Má,
ResponderExcluirAssim é a vida, não? Pessoas que, sob o manto da honestidade e sinceridade eternos, destróem tudo. Que mérito há nisso? Qual o sentido disso? Obviamente que ninguém quer conviver com gente falsa. Não é isso. Mas honestidade demais se confunde com invasão, com extrapolar dos limites, e ainda, com julgamentos excessivos.
Quem está debaixo da minha pele? Eu.
Quem pode falar por mim? Eu.
Quem pode dar a minha opinião? Eu.
Ninguém mais, muito menos um amigo, escondido sob essa falsa imagem de "verdadeirice", de pseudo-honestidade.
Sinto muito, mas é melhor um inimigo inteligente do que um amigo honesto e pseudo-verdadeiro. Cuja única intenção é causar intriga e desconfiança. Por que o amigo nos pega despreparados, o inimigo não...
Beijos
Carla
minha querida passei só pra deixar um oi e te ver.. deixar um beijo. dizer que senti sua falta...
ResponderExcluirestou meio dawn hoje... mas volto com certeza pra ler, gosto de ler vc viu..
Tudo passa pela forma que falamos as coisas, até mesmos para sermos honestos com os amigos. Não basta dizer a verdade, devemos ter o cuidado para não usá-la como se fosse uma metralhadora, ou seja, atirando pra tudo o quanto é lado. E quanto aos indesejáveis, não guarde rancor, esqueça. Você está se intoxicando com isso. Deixe que ele se sinta mal na sua presença e não o contário.
ResponderExcluirAbraços,
ai voltei. não consigo dormir sabe ate tentei.
ResponderExcluirai vim néh prestigiar coisa boa, e que coisa boa!
muito boa sua colocação gostei.
nunca sabemos qual a verdadeira verdade do outro. apenas cada um sabe sua própria verdade.
visão de honestidade cada um tem a sua, e penso como vc antes de simplesmente ferir alguém...
pra que ferir se posso ser sutil, isso não quer dizer que não estou sendo honesta ou que estu sendo falsa com o outro.. apenas não preciso não tenho a necessidade de me expor.
diga se de passagem isso pra mim tem outro nome.
"gentileza" seguida de "sutileza" pra que e por que ser grosseira se posso ficar numa boa com o outro e comigo mesma.
um beijo querida e boa noite.
Gostei muito do texto! Eu sempre digo que existem as verdades úteis e as completamente inúteis, estas tem que ser enterradas completamente.
ResponderExcluirBeijocas
Uma coisa que aprendi nos tempos da faculdade
ResponderExcluire desde então a exerço , ...
O Significado da Palavra está na Pessoa e não na Palavra.
Há sempre que se ter cuidado com ela .
BjO.
Concordo plenamente com esta forma de ver a verdade. E estamos aqui para entregar-lhe o selo que está guardado lá no nosso blog. dê uma passadinha por lá! Um abraço de Luz!
ResponderExcluirOlá, Mayra!
ResponderExcluirObrigado pela visita e, por seguir o Desnudo!
Passei pra agradecer e , conhecer seu espacinho, e me deparo com um post desses, Vixê!!
A Verdade sempre prevalece, em qualquer situação, seja ela qual for, não acha?
Aqueles que se constrangem com a verdade dita, ou se irritam, talvez vivam na redoma da mentira!
Ótimo texto abordado Mayra, uma noite maravilhosa pra Ti querida, e mais uma vez, grato pela visita!
Bjs
Marcio RJ
Olá, Mayra!
ResponderExcluirAlgumas pensamentos são pra ser honestamente fingidos!
Bjs!
Rike.
Amigaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa,
ResponderExcluirpostei teu "post" lá no meu "post", de tão bom que achi o que vc escreveu.
Passe lá no meu cantinho e veja o que escrevi e comenta o que achaste, tá???
Ahhh, coloquei os créditos para vc , tá?
Abração.
Poxa, Mayra... Compartilho desse teu pensamento. Não gosto de proferir verdades desnecessárias em nome de uma pseudo-honestidade, apenas pra machucar o outro. Há momentos que podemos e devemos sim redobrar o cuidado com o que dzemos e isso absolutamente significa mentir. Significa respeitar e zelar.
ResponderExcluirBeijos.
Oi Mayra, coincidentemente hoje também andei escrevendo no meu blog sobre "O que as palavras fazem". Ao dizer tudo que pensamos ferimos, até matamos e voltar atrás não conseguiremos restaurar mais o que se foi quebrado.
ResponderExcluirBeijos
Mayra rsrs sobre a oração lá.
ResponderExcluirkkkkkk te contar que eu também....
ps: "tivesse tido hoje eu seria viuva e não separada kkkkk"
bjo querida.
Amiga, voltei para ler mais um pouquinho do teu blog.
ResponderExcluirEstou te seguindo.
Estás me seguindo já?
Abração.
Mayra querida é tão dificil esse negócio de verdade com honestidade, sinceridade...Na verdade eu creio que temos que ter um simancol na língua para pesarmos medirmod e dosarmos as coisas quando vamos falar algo...Não podemos sair por ai deferindo palavras e dar a desculpa ha eu sou Sincerooo olha que conheço muita gente assim que so abre a boca p falar besteira e ofensas com a desculpa de que é sincero não sabe mentir, ha me poupe temos que ter ao menos bom senso e um pouco de equilibrio para entender o momento certo e as palavras certas de falar em certas ocasiões ne verdade...bom depois não adianta chorar sobre o leite derramado porque minha vó sempre dizia uma frase que é a mais pura verdade palavras ditas e pancadas dadas ninguém tira...
ResponderExcluirbeijokas querida
Mayra
ResponderExcluiramei seu post..tanto que gerou um meu..que bombou...
é complicado isso sobre verdades...
eu entendi o que você "falou"...
só acredito que existam verdades e crueldades...eu digo todas as minhas verdades para quem perguntar...e também é público seleto...nem todas as minhas verdades saem de minha boca..ainda mais quando o interessado nem é de meu interesse...mas perguntou?? ouviu....mas sem crueldades...
continue postando coisas lindas assim...
beijocas
Loisane
Oi Mayra!
ResponderExcluirMuito bem dito! Concordo com sua visão. Saber calar é fundamental e deveríamos usar as palavras para dizer somente o essencial. Sabedoria é saber usar o silêncio.
Abraço! Sigo-te!
E vamos confiar na vida!
:)
Meus Carissímos companheiros!
ResponderExcluirSem querer imitar o Lula.
Mas sinto essa "comunidade" que se formou com companheirismo e parceira.
Esse blog existe, graças a uma vontade infinita de compartilhar algo, que nem sei bem o que é, mas ela existe. E vocês todos, são peças, (no sentido mais honesto possivel de "peças") fundamentáveis para a continuidade dessas idéias.
Agradeço novamente todas as idéias, controvérsias, opiniões e sentimentos, dedicados a mim nesse período.
Tudo isso é muito importante para mim.
Obrigada de verdade!
Beijo a todos!