Quando olho para uma folha de papel penso que por mais fina que seja, ela sempre tem dois lados.
Eu sempre uso isso como exemplo quando aplico algum treinamento que fale de relacionamento com clientes e fornecedores. Demonstra que sempre há mais versões para os fatos ou mais de um ponto de vista...
Lembrei-me de uma conversa que tive com uma colega de trabalho, pedindo que ela se afastasse de outra fulana pois a mesma não era honesta.
A colega me respondeu:
- Ela pode não ser honesta com você, mas sempre me tratou bem, ela me respeita.
Naquele momento eu pensei se devia continuar, mas conclui que a colega merecia essa atenção e perguntei a ela o que era respeito no seu ponto de vista.
Meio sem graça ela respondeu:
- Ah, não sei ao certo, mas para mim é quando a pessoa é educada e me trata bem.
Eu expliquei a ela que a minha concepção de respeito não é tratamento legal, simpático, mas sim tratamento com justiça. Uma pessoa que te respeita não mente para você, não te passa para trás, não te engana... Me respeita muito mais alguém que se esquece de um "por favor", mas cumpre o prometido, do que aquela muito simpática que eu não posso contar com a palavra.
Eu sei que é complicado falar de respeito nesse mundo cheio de pessoas que não se respeitam, que nem sabem o significado da palavra, que jogam palavras ao vento...
Muitas pessoas têm concepções diferentes do que é RESPEITO, ALEGRIA, EDUCAÇÃO, SORTE, FELICIDADE, SUCESSO, AMOR e muitas outras coisas....
MAS é isso, tudo passa pela questão do ponto de vista e penso que cada pessoa tem o seu, e é fundamental respeitá-lo, ainda que não concorde.
Tá aí uma idéia que eu respeito.....
ResponderExcluirChega de impor respeito pela força ou intimidação como era feito em tempos passados... Vamos nos dar respeito.
E teje dizido....
Deusssssssskiajude o Respeito
Tatto
Heitcha minha amiga..
ResponderExcluirConcordo com sua definição.
E com as palavras do amigo
macaquinho aqui de cima..
um beijo queridonaaaa..
saudade de tÚ!
Olá Mayra
ResponderExcluirRealmente determinados assuntos é bom não discutir, pois cada um tem seu ponto de vista, e todos merecem respeito, concordando ou não.
Bjux
Mayra querida !
ResponderExcluirO que nos faz diferentes com certeza são os pontos de vista. Basta ver a quantidade de guerras e intolerâncias pelo mundo, tudo por falta de respeito aos pontos de vista.
beijos
Querida, querida...
ResponderExcluirSegundo meu ponto de vista, você abandonou, hahahahaha!
Bjs.
Concordo contigo.
ResponderExcluirDeixo um grande abraço, quero lembra-la que continuo esperando a "poesia" com ansiedade, isso me é especial, beijos no teu coração.
Sabe Mayra...eu parei de avisar as pessoas sobre as outras?tinha essa ideia de que tinha que avisar meus amigos das pessoas que estão do lado deles caso eu as conhecesse...mas parei pelo mesmo motivo que voce citou..AS VEZES PRA MIM A PESSOA FOI RUIM MAS PARA OS OUTROS NÃO SERIA...sabe por que por que nos pensamos diferentes..e o defeito que pra mim é serio nos valores de outro pode não ser...eu por exemplo por onde passo sou taxada de intrometida srsr por que sei que posso ajudar e quando posso quero fazer...então me desdobro e vito a cmisa de onde estou ..e tem pessoas que acham isso um defeito..este ano fui perseguida por uma coordenadora por que fiz um projeto com crinaçs com deficiencia de aprendizagem juntamente com a profesosra da sala...ela como coordenadora se sentiu invadida por que eu sou simplesmente uma tecnica e não poderia ter feito isso..me chamou atenção me perseguiu ..ate que fui na ouvidoria e a denunciei por isso..pra essa senhora eu sou uma invasora ...se entende??por isso as vezes ..qundo me perguntam dessa ou daquela pessoa eu digo''PRA MIM NÃO SERVE VEJA SE PRA VOCE SERVE DEPOIS ME CONTA""
ResponderExcluire eu continuo intrometida ainda srsrsr srsr voutrabalhar de novo na mesma escola...e com amesma coordenadora srsr srsr se viu né???
vai ter que me engulir...
fugi do assunto mas acho que vc entendeu né??
minha cabeça embaralha as vezes srsr sresrsrsrsr
beijos tava com saudades
otilia
Mayra nem sempre é fácil aceitar determinados pontos de vista, aí entra o respeito que devemos ter pelos outros, podemos até não concordar e o melhor nesse caso, para não arrumarmos confusão, é ignorar.
ResponderExcluirBeijos
Olá, Mayra!
ResponderExcluirEsse é o lado bom da democracia - e bom senso também: respeitar os outros!
Bjs!
Rike.
Sim, tudo é um ponto de vista!
ResponderExcluirUltimamente tenho pensado sobre o que é uma pessoa legal pra relacionamento amoroso. E como os pré-requistos mudam muito de pessoa pra pessoa.
Beijocas
Bacana esse teu texto amiga!
ResponderExcluirRealmente o ponto de vista dos outros nem sempre é o mesmo que o nosso...
Beijo!
Boa noite.
ResponderExcluirRespeito é tudo. Se há respeito, essa pessoa não fará conosco, o que não quer que lhe façam.
Como consequência, não virá contando mentiras... não faltará com a palavra empenhada.
Adorei o seu texto.
Estou lhe seguindo. Maria Auxiliadora (Amapola)
Um grande abraço.
Olá...entrei por aqui por curiosidade, e gostei das suas impressões convertidas em texto!!!
ResponderExcluirConcordo com seu ponto de vista, e como o respeito, a ética e o respeito se tem, ou não...
Não depende do outro com quem se relaciona.
Abs
desejo um bom carnaval...
ResponderExcluirBelo post!!!
ResponderExcluirBelo blog,gostei daqui... VOltarei mais vezes...
Convido vc a conhecer meu trabalho (poesia, musica, teatro)
Ficaria muito feliz!
http://mailsonfurtado.com
MAYRA ..CADE VOCE MENINA!!!
ResponderExcluirSINTO FALTA É CARNAVAL TA NA HORA DE ILUMINAR ESSA AVENIDA BJS
OTILIA
Sem esquecer da Xita.. é claro!!
ResponderExcluirFeliz dia da MULHER...
P.S. Isto parece um SPAM mas não é.. Apenas quero saudar a todas e são tantos os blogs que meus dedos pedem trégua "só hoje".. rsss
Deusssssssssskiajude
Abraços do Tatto
SAUDADES... MUITAS SAUDADES...
ResponderExcluirViver em sociedade é um desafio porque às vezes ficamos presos a determinadas normas que nos obrigam a seguir regras limitadoras do nosso ser ou do nosso não-ser...
Quero dizer com isso que nós temos, no mínimo, duas personalidades: a objetiva, que todos ao nosso redor conhece; e a subjetiva... Em alguns momentos, esta se mostra tão misteriosa que se perguntarmos - Quem somos? Não saberemos dizer ao certo!!!
Agora de uma coisa eu tenho certeza: sempre devemos ser autênticos, as pessoas precisam nos aceitar pelo que somos e não pelo que parecemos ser... Aqui reside o eterno conflito da aparência x essência. E você... O que pensa disso?
Que desafio, hein?
"... Nunca sofra por não ser uma coisa ou por sê-la..." (Perto do Coração Selvagem - p.55)
GRANDE BEIJO ... CARLA CARLOTINHA
Raciocínio perfeito e cristalino, Mayra. Pior que os mentirosos do mal (que há os do bem, como eu, que adoro mentir para divertir as pessoas... rs) só os donos da verdade.
ResponderExcluirGostei do seu blog. Qualquer hora aterrisso de novo aqui.
Um abraço
Mayra, amei seu post sobre respeito! Tenho uma visão muito parecida: minha mãe sempre me incutiu a ideia de que a honestidade e o respeito ao outro são muito mais do que chamar de sra. ou pedir licença.
ResponderExcluir