Na avenida da minha vida, componho e compartilho a ferro e flores de todas as emoções, inquietações e explosões de uma jornada profunda, intensa e fascinante.
Seja Bem vindo!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Infinito enquanto dure

Tantos acontecimentos importantes, tantas idéias a serem transcritas, mas a falta de tempo sufoca as palavras.
Nesse final de semana encontrei um amigo de muito tempo e acabei sabendo que ele se separou de sua companheira com quem estava há 6 anos. Lembro-me perfeitamente quando os conheci, eles ainda não moravam juntos e era legal vê-los, pois se divertiam muito um com o outro.
Fico chateada quando casais que pareciam eternos se separam. Verdade!
Hoje mesmo li no Jornal pela manhã que o Edson Celulari e a Claudia Raia se separaram após 16 anos juntos. Nossa!
O meu amigo que diz não entender exatamente o que motivou a separação, pediu minha honesta opinião sobre esse assunto.
Eu que já passei por algumas, acredito que as pessoas se separam por 3 motivos: Ou iniciaram a relação por motivos errados, ou por não se gostarem mais, ou por estarem em fases diferentes da vida.
Quem começa um relacionamento com motivos errados como status, interesse ou carência, invariavelmente se ferra.
Quem não gosta da pessoa que tem ao lado, é claro que vai acabar se interessando por outra pessoa (são tão raras as pessoas que tem a decência ou a coragem de dizer na lata “Eu não te amo mais”, que devemos supor que elas nem existem!).
E quem está numa fase X da vida com planos na carreira, ou de morar em outros lugares, e resolve se relacionar com uma pessoa Y que quer fazer planos, chega num ponto em que não agüenta ficar esperando o outro. Porque cansa. É impossível estar com uma pessoa com quem não se pode fazer planos (castelinho de cartas que vai levar um soprão a qualquer momento).
Sem contar que nesse planeta em que vivemos, onde tudo é “a jato”, descartável e rápido, as pessoas perderam aquele ímpeto de se esforçar para que uma relação dê certo.
Acredito que o requisito indispensável para se estar numa relação é: Querer estar numa relação. Tenho uma bronca de pessoas que namoram e ficam paquerando outras descaradamente. Se não quer namorar, tenha a decência de não fazer ninguém de bobo, o meu amigo fazia isso com sua namorada e eu disse isso a ele, como será que sentiria se fosse o contrario? Ele nem soube me responder.
Enfim, me aborrece quando vejo casais legais e de longo tempo se separando, mas a vida é assim. Acho que temos que tentar levar os relacionamentos de forma séria e leve ao mesmo tempo e lembrar que Vinicius disse: “Que seja infinito enquanto dure”.
Afinal de contas, ninguém sabe o que será o dia de amanhã.

Um comentário:

  1. Má,

    Pensando sobre o assunto percebo que, por mais que tentemos nos explicar, conversar, discutir e lutar para salvar um relacionamento, nada existe que possa ser feito quando um acredita que sua felicidade está lá fora, à espera e que não temos como afirmar nada sobre uma separação.
    Um Cineasta que eu adoro chamado Domingos de Oliveira, diz: “Tive cinco casamentos e cinco separações e não tenho nada a dizer sobre o assunto. Há algumas coisas que quanto mais se vive, mais se conhece, mais se pensa, mais obscuras ficam”.

    Um beijo,

    ResponderExcluir