Na avenida da minha vida, componho e compartilho a ferro e flores de todas as emoções, inquietações e explosões de uma jornada profunda, intensa e fascinante.
Seja Bem vindo!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dirigindo o medo

Hoje, finalmente buscamos o carro novo da minha grande amiga. Foi um momento tão importante para ela...
Horas olhando o carro dentro da concessionária, vendo todos os detalhes, checando cada pedaço da nova aquisição. A euforia dela foi o que mais me tocou, e me remeteu há alguns anos atrás, quando tive o meu primeiro carro. Foi realmente mágico para mim aquele momento.
Brindamos com copos d'água, fizemos uma folia dentro da loja, por muito pouco não fechei um negócio de um novo carro para mim, mas ai pensei: - "Com tantas coisas para pagar, como posso pensar nisso?" Parei por ali mesmo, apenas os admirei e fui acompanhar a amiga, pois ainda estava insegura para dirigir sozinha. Na realidade, ela acabou de fazer as tais aulinhas de direção.
Gente, confesso, fiquei passada com o modo da amiga dirigir, ela que me desculpe pois me acompanha aqui, mas foi uma comédia dramática. Fiquei impressionada como a deixaram sair das aulinhas, sem preparo algum para pegar seu próprio carro.
Ela suava, tremia e gaguejava, tudo ao mesmo tempo. Sentia um medo tão grande, que me impressionou.
Fiquei refletindo sobre isso, dentro das duas horas e meia que demoramos para fazer um trajeto de 10km.
As pessoas tem medo de tantas e tantas coisas nessa vida... Tem medo do escuro, do inseguro, do que ainda não sabe, da perda, da solidão, da falta.
Tem medo da dor, do amor, dos sentimentos obtusos que confundem corações.
Tem medo do mundo terminar e elas não terem feito tudo o que sempre quiseram. Medo do amanhã, mas muito mais medo do ontem, como ele passou rápido e não percebeu?  Medo dessa vida que passa tão despercebida por nossos dedos e olhos. Medo da frase "eu te amo" não conseguir mais ser falada, ser tão esquecida como outras foram, medo que romances só existam em novelas e filmes clichês. Medo do destino, mesmo achando que quem o faz é você próprio. Medo de ter medo, medo de sonhar e preferir não mais acordar.
Medo de dirigir!
Enfim, mil medos existem, e todos eles me passaram pela cabeça na trajetória da concessionária à casa dela. Tive muita paciência e didática ao acompanhá-la, mas confesso que o seu temor, me despertou para que eu escrevesse sobre ele, além disso, o seu despreparo para a "função", me despertou outro questionamento: - Se as auto-escolas, deixam as pessoas sairem para as ruas tão despreparadas, (Considerando que o ato de dirigir, seja uma coisa de extrema importância e responsabilidade.), imaginem só, como as pessoas saem das escolas e faculdades para o mercado de trabalho?
Bom, por essa semana, minha saga de professora de auto-escola continua.... Mas é por uma excelente causa!

12 comentários:

  1. Má,

    Esse questionamento também me desperta a refletir. Como saimos despreparados das escolas que cursamos. Eu mesma, fiz uma MBA recentemente, você sabe. E não achei aquelas coisas... Se eu não vou atrás, estudo, busco coisas alternativas, saio de lá com a impressão que fiz uma Pós Graduação.
    Muito bom esse texto!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Olá Mayra,

    Obrigada por visitar e comentar meu blog!

    Gostei bastante do seu também. Passarei mais vezes por aqui.

    http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. ESSES BLOGS PRA MIM É UMA VIAGEM, PARA O PASSADO..EU QUE MEU SONHO DE CONSUMO É UMA MAQUINA DO TEMPO...JA AVISEI E JA ATE ESCREVI UM IMAIL A N.A.S.A PRA QUE QUANDO FOR PRECISAR DE UM HUMANO PARA O TESTE DA MAQUINA DO TEMPO ME CHAMEM ...POIS TENHO VONTADE DE VOLTAR AO TEMPO..POR UMA CAUSA ESPECIAL QUE UM DIA CONTO A VOCES...ENQUANTO ISSO VIAJO NO TEMPO ATRAVES DESSES BLOGS QUE FAZEM UM BEM DANADO PRO MEU CORAÇÃO E CEREBRO...VC ME FEZ VOLTAR A UNS 20 ANOS ATRAS MAIS OU MENOS ..TENHO UMA AMIGA AQUI EM TANGARA E ELA É UMA PESSOA ESTUDADA ..É MINEIRA..UMA PESSOA MUITO ATIVA UMA DONA DE CASA ESPECIAL PROFESSORA DE MATEMATICA POIS BEM DEPOIS QUE SE CASOU ASSUMIU O PAPEL CUIDAR DO LAR ..E LA SE FORAM 12 ANOS ATE QUE MUDOU DA FAZENDA QUE MORAVA PRA TANGARA ONDE MORAMOS ATE HOJE...A ROSELI ERA TOTALMENTE DEPENDENTE DE CARONA PARA TUDO IR A FEIRA MEDICOS SUPERMERCADOS MANICURE ETC...E COM UM DETALHE UM CARRO 0 KM QUE O MARIDO TINHA E OUTRO 0KM QUE ELE HAVIA DADO A ELA...E UM DETALHE AINDA MAIS IMPORTANTE ERA HABILITADA MAS TINHA ANOS QUE TINHA MOTORISTA DA FAZENDA E NÃO DIRIGIA....UM BELO DIA EU ESTRESSEI E DISSE""A ROSELI VAMOS DIRIGIR ESSE CARRO VAI"" E ELA ME OLHOU APAVORADA NOSSA SERA QUE EU CONSIGO???EU MAIS QUE DEPRESSA CLARO VAMOS SIM A PARTIR DE AMANHA VOCE VAI DIRIGINDO E EU DO SEU LADO ATE VOCE SE SOLTAR...E FORAM TARDES E TARDES QUE EU SAIA COM ELA COM O GOL PRATA 0 COM AQUELE PERFUME DE NOVO ADORAVEL...MAS ELA TINHA UM MEDO DANADO DOS CARROS QUE VINHAM ATRAS E AFOGAVA TODA HORA QUE UM SE APROXIMAVA DELA ..UM BELO DIA SEM QUERER ..EU DISSE A FRASE MAGICA E ELA POIS NA CABEÇA E DELA PRA CA PIRILIPIMPIM..SE TRANSFORMOU E SABE QUAL É A FRASE???ROSELI QUEM ESTA COM PRESSA VOCE OU ELA AI ATRAS??ELA??ELA QUE SE VIRE EM TE ULTRAPASSAR..VOCE CONTINUA NO SEU TRAJETO NA SUA VELOCIDADE DENTRO DO SEU CARRO, ELA VOCE NEM OLHA SE BUZINAR AUMENTA O SOM..FECHA OS VIDROS E LIGA A TECLA DANE-SE..O IMPORTANTE NO TRANSITO E CUIDAR DE VOCE ...E DA SUA RESPONSABILIDADE FAÇA TUDO NO SEU TEMPO E NA SUA HORA...OS OUTROS SÃO OS OUTROS..E ISSO É UM LEMA QUE SIGO NO TRANSITO..EU ANDO NA MINHA VELOCIDADE NÃO ME PREOCUPO EM DIRIGIR PROS OUTROS CUIDO DE MIM...SE ALGUEM VEM ATRAS DE MIM ..APRESSADINHO DANDO FAROL ALTO E NÃO É UMA AMBULANCIA SE TIVER ESPAÇO EU SAIO SE NÃO EU ANDO NO MEU BATIDÃO E ELE VAI ESPERAR A HORA QUE PRA MIM FOR COMODO SAIR DA FRENTE ..NÃO ME IRRITO NEM UM POUCO COM FAROIS E BUZINAS..E OLHA QUE SOU BOA MOTORISTA JANEIRO DESTE ANO FUI A SP COM MEU MARIDO BUSCAR UMA CARRETA E VOLTEI DIRIGINDO MEU CARRO 1580 KM SOZINHA...ELE NA FRENTE E EU ATRAS ..E OLHA QUE TEMOS TRAFEGO PESADO NO MEU ESTADO...DE ESSE CONSELHO A SUA AMIGA QUANTO AO DESPREPARO DOS ALUNOS AS AUTO ESCOLAS ESTÃO CADA DIA MAIS VISANDO LUCROS E NEM UM POUCO PREOCUPADAS COM O CAOS DO TRANSITO ...MUITO MENOS COM ESTATISTICAS DE ACIDENTES; EU MESMA JA FUI VITIMA DESSE CAOS MEU PAI MORREU NO TRANSITO PERTO DE MARILIA SP EM 1996 E PRA SER MAIS IRONIA DO DESTINO MEU PAI ERA POLICIAL RODOVIARIO E MORREU NO TRECHO QUE TRABALHOU A VIDA TODA..PROTEGENDO OS MOTORISTAS...E QUANTO A ESCOLAS ..COITADOS DOS ALUNOS ..TENHO PENA DOS PROFESSORES TAMBEM PELOS SALARIOS PELA VIDA DIFICIL MAS DOS ALUNOS TENHO MUITA POIS COM A EDUCAÇÃO SOLTANDO TANTA GENTE SEM FORMAÇÃO BOA ...LA NA FRENTE TEREMOS TUDO RUIM...MAUS PROFISSIONAIS MAUS MOTORISTAS MAUS CIDADÃOS..BJS OTILIA
    QUANTO A AMIGA ROSELI ESTA DIRIGINDO ..A TODO VAPOR ..E HOJE DE UM GOL JA GANHOU UM CARRO IMPORTADO..CONTINUA LEVANDO A LIÇÃO QUE APRENDEU..

    ResponderExcluir
  4. Bem..eu sou motorista habilitada..mas sou medrosa também e por isso cuidadosae precavida..nunca me envolvi em acidente..

    mas tenho uma teoria bem machista para mulheres habilitadas..
    elas deveriam ter porte de armas ao invés da CNH... inclusive eu..rsrs

    Beijocas


    Loisane

    ResponderExcluir
  5. Pois é Tina,
    Foi isso que ocorreu e concordo contigo. Ainda escrevendo, me lembrei que você comentou no passado a história da sua MBA, que coisa isso hein? as vezes pagamos tão caro e não saimos preparados como gostariamos.
    Meu bem, mais uma vez, muito obrigada por estar sempre presente!
    Um beijo grande,

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani,
    Obrigada por vir, adorei!
    Volte muitas vezes.
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  7. Ola Otilia,
    Incrivel como sempre você se lembra de algo maravilhoso para contar. Fiquei impressionada com a distância que você está de São Paulo: 1580 Km? affe... eu vou para Marilia de vez em quando e são 450km e já acho longe pra burro... caraca!
    Fala para Roseli que já sou fã dela... pelo carro importado...rssss... brincadeirinha!
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  8. Ola Lois,
    Bom, eu me considero uma excelente motorista, mas já bati meu carro algumas vezes, então podemos concluir que as pessoas que tem um pouco mais de medo, tem muito mais cautela também, e não batem seus carros..rs
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  9. Olá, Mayra!
    Obrigado por sua atenção conosco, e com certeza será um grande prazer fazer parte deste ótimo blog!!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  10. Olá, excelente texto, gostei muito da forma como escreves.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  11. Rike,
    Eu que agradeço.
    Sua presença aqui torna o blog ainda mais possível.
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  12. Néia,
    Obrigada por vir!
    É importante para mim, ter excelentes poetas, como você.
    Um beijo,

    ResponderExcluir