Na avenida da minha vida, componho e compartilho a ferro e flores de todas as emoções, inquietações e explosões de uma jornada profunda, intensa e fascinante.
Seja Bem vindo!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Expectativas e Contradições

Quanto aos laços amorosos contidos nas relações humanas, nadamos contra a maré. buscamos o impossível: a união total nunca vai existir, o partilhamento total é inexeqüível. Nem o essencial conseguimos compartilhar: é susto e descoberta, sucesso ou derrota de cada um - sozinho.
Mas, numa conversa ou num silêncio, num gesto de amor, num olhar ou numa noite de choro compulsivo, pode-se abrir uma fresta. As vezes lamentamos a palavra na hora errada e o silêncio na hora em que deviamos ter falado.
Tenho escrito, insistentemente, sobre as escolhas que fazemos, sobre sermos inocentes e responsáveis em relação ao que nos acontece.
Somos donos de grande parte de nossas omissões e nossas escolhas, acomodação ou audácia, nossa esperança ou desconfiança... Mas somos inocentes das fatalidades e dos acasos estúpidos que nos assaltam pessoas, amores, emprego, saúde e sonhos.
A vida é como uma floresta: tem flores e frutos sensacionais e tem venenos mortais.
A minha expectativa da espécie humana, de mim mesma, é tão contraditória quanto, realmente, somos.
Os dias, semanas, meses e anos, devem servir para crescermos e acrescentarmos, não só para limitar-se e perder. E dessa minha expectativa, precisamos nos tornar Donos, não empregados. Pessoas, não pequenos animais assustados que correm de um lado para o outro sem nem saber por quê.

21 comentários:

  1. Oi Mayra, as escolhas que fazemos decidem nosso destino. E quantas vezes vamos escolhendo sem nem perceber...
    Ótimo texto. Para refletir.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Olá Mayra,

    Nosso destino está mais em nossas mãos do que imaginamos... É tudo uma questão de escolha, é plantar hoje, colher amanhã.
    As perdas (quase sempre) são o resultado de más escolhas, mas servem também de aprendizado para o futuro!

    http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ola Regina,
    Quando se trata de falar desse assunto, Escolhas, eu também reflito horrores... Como isso mexe com agente não é mesmo? Pensar que também fazemos escolhas erradas é intrigante!
    Um beijo, Querida.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Dani,
    Como disse a Regina agora... Essas escolhas que provocam perdas, são as mesmas que nos causam tristezas, dores e frustrações... e assim a vida vai girando!
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  5. Mayra


    eu acho tão válido errarmos em nossas escolhas...assim na próxima, lembramos dos erros e fazemos de forma diferente..pode ser que acertemos..ou não..
    mas não importa..o importante é tentar sempre...

    beijocas

    Loisane

    ResponderExcluir
  6. Olá, Mayara!
    Somos medrosos de nascencia, e mesmo aprendedndo com os erros (ao menos em teoria), continuamos com muitos medos e erros, acabamos perdendo mais do que ganhando na vida.
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  7. fico com Regina, concordo com ela...
    e tenho aprendido a fazer escolhas, a dizer não a mim mesma quando preciso...
    um beijo linda...

    ResponderExcluir
  8. QUERIDA MAYRA..comparo tambem a vida a sociedade em uma selva ....a lei do predador ..quem pode mais se alimenta mesmo que seja das miserias ..alheias..e tudo feito como um teatro gente interpretando que ama que gosta que é bonzinho outros nos papeis verdadeiros dos vilões outros enfeitando os muros em cima deles...a seriedade das relações humanas hoje estão cada vez mais escassaz e quero te falar que me frustra saber disso pois sou alguem que ama amizade verdadeira que me doo pra ajudar alguem de coração aberto ..que quando gosto gosto e não quero saber se sou a unica que gosto...vivems num mundo que temos que todo dia ceder provar algo a alguem que somos melhores por que fizemos isso ou aquilo....nas relaçoes de amores todos os dias tem um leão pra derrubar...kkk se não é problemas de dinheiro é com educação e com famila um jogo de empurra e entrega que ninguem mais sabe a receita...eu ja me decidi minha receita e seguinte..SOU EU ...NÃO PERCO MINHA ESSENCIA QUEM SOU QUEM FUI QUEM AINDA QUERO SER...LUTO POR ISSO TODO DIA ..AMO DO MEU JEITO BRAVA FALANTE E ATE DESMIOLADA DE SER...E QUEM QUIZER GOSTAR DE MIM VAI SER ASSIM ..SEM NÃO ME TOQUES SEM PROTOCOLOS ASSIM DO JEITINHO QUE SEMPRE FUI..QUANTO AO MUNDO...AS VEZES FECHO MEU PORTÃO SOLTO MEUS CACHORROS ESSES SERES MARAVILHOSOS NO QUAL NA OUTRA VIDA SEREI..ENTRO PARA MEU MUNDO ESQUEÇO UM POUCO DA SUJEIRADA LA FORA LENDO COISAS LINDAS NOS BLOGS DE VOCES QUE HOJE PRA MIM É O LUGAR MAIS FLORIDO DESSE JARDIM ..CHAMADO NET..
    BJS
    QUERIDA ..TUDO VAI MELHORAR UM DIA EU PELO MENOS ESPERO..
    OTILIA

    ResponderExcluir
  9. Mayra

    Provavelmente, devo ter te dito isso lá atrás, em algum momento, entretanto, soa-me como verdade e as verdades merecem sempre ser ditas!

    Teus textos são deliciosas introspecções, filosofas de uma maneira delicada e suave e teus pensamentos saltam de tí para a gente com tranquilidade!

    Somos mesmo assim, dúbios, indecisos e vivemos das buscas que fazemos, somos do tamanho dos nossos sonhos (escrevi isso dias atrás, mas cabe aqui como recorte).

    Abraços, amiga, estejas bem agora e sempre!

    ResponderExcluir
  10. Mayra, obrigada pela visita e pelo carinho. Gostei bastante dos eu espaco, vou ficar por aqui!

    Quanto a escolhas e destino, eu tenho uma grande dificuldade em dizer nao. Nao tenho problemas em dizer nao para os outros ( como muita gente tem) - nao e isso nao. Eu tenho dificuldade em dizer nao para "coisas"na minha vida...

    Voce quers e mudar para o Nepal? SIIIIM
    Voce quer trabalhar como alimentadora de camelos no deserto? SIIIIIIMMMMMM
    Voce quer ir visitar YEMEN? SIIIIIIMMMM
    Mesmo com o perigo que ha la no momento? SIIIIIMMMMM

    E com esse negociod e sim pra ca e sim pra la, acabo tracando meu destino, escolhendo meus caminhos.

    Mil beijos

    ResponderExcluir
  11. Ola Lois,
    Concordo contigo, às vezes cometemos até o mesmo erro novamente... Mas isso sempre nos coloca mais próximos da escolha correta.
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  12. Ola Rike,
    Eu acho que o medo de errar não combina muito comigo, eu até lamento quando ele ocorre, mas, eu me atiro para as coisas, sem medo de ser feliz, nem infeliz... Com certeza quando esse medo nos pega, fica mais dificil de chegar aos caminhos que sonhamos.
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  13. Querida Otilia,
    Esse mundo dos blogueiros, também tem me fascinado e sido grande companheiro em vários momentos. É realmente mágico estar aqui, escrevendo e compartilhando com pessoas que não podemos ver, mas podemos sentir.
    beijão,

    ResponderExcluir
  14. Querido Gilberto,
    Fico extremamente tocada com suas palavras.
    Obrigada.
    "Somos mesmo assim, dúbios, indecisos e vivemos das buscas que fazemos, somos do tamanho dos nossos sonhos"
    É por isso que sempre me achei tão grande... Rsss
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  15. Ola Inaie,
    Que honra tê-la por aqui.
    Fique o quanto quiser...
    Identifico-me muito com essa coisa do "Sim", também digo sim para todas as oportunidades que se colocam na minha frente. Acho isso muito válido e muito bom.
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  16. Ma, NÃO IMPORTA QUÊM TE FERIU...
    o importante é que você sarou.
    Não importa o que te faltou...
    ainda há muito para ser conquistado.
    Não se espante com as pessoas...
    cada uma carrega dentro de si dores marcas que alteram o humor.
    Ora estamos felizes e transbordamos de alegria e paz...
    ora estamos tristes.
    O melhor é acreditar que seu último passo é sempre seu melhor momento.
    O mundo está cheio de oportunidades.
    As portas se abrem para os que não têm medo de enfrentar a vida.
    Para os que caíram, mas se levantam com o brilho da vitória nos olhos.
    O teu destino é VENCER.
    O teu destino é SER FELIZ carla carlotinha

    ResponderExcluir
  17. Olá Mayra
    Obrigado pela visita ao meu blog, e pelo comentário. Quando puder volte, vou gostar muito.
    Te sigo
    Bjux

    ResponderExcluir
  18. Já considerada amiga... Mayra

    Concordo e adorei a maneira como tece as palavras em teus textos... um "must"
    Só um pequeno destoar na frase "pequenos animais assustados que correm de um lado para o outro sem nem saber por quê."
    Eles sabem sim o por que desse corre corre... rss
    Nós é que não entendemos esse por que.... !!!

    Mas forante isso .. amei estar aqui e já te persigo descaradamente..... rss

    Bejô
    Tatto

    ResponderExcluir
  19. Mayra, primeiramente, quero desejar-lhe boas -vindas ao meu blog, saiba que vossa presença será sempre motivo de alegria para mim.

    Engraçado, se é que existe algo de engraçado nisso, é que o que você escreveu fecha em muitos pontos na minha forma de pensar. Viver é um grande desafio, também uma dádiva. Estamos aqui para aprender, para adquirir valores e é isso que me faz seguir em frente. Até mesmo porque, tem horas que ficar correndo perdido, de um lado para outro, cansa muito. Embora isso seja muito difícil, estou tentanto me encontrar, me situar, aparar as arestas. É complicado, amiga. Doloroso e complexo. Mas que ninguém diga que eu não tentei.

    Estarei sempre por perto.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  20. Ola Mayra passei pelo blog da lois e acabei pulando aqui...
    Adorei o texto que me fez refletir bastante que nós seres humanos estamos rodiados de nossos medos e incertezas diante dos desafios que encontramos pela vida a fora. E infelizmente isso é um longo processo e as vezes muito doloroso para muitos...Mas acredito que se mantermos a fé a esperança venceremos todos os nossos medos...Pois as vezes somos nossos maiores inimigos... ja to te seguindo tb bjs

    http://nelmanogueira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Pois é! Pra mim é mais fácil quando sei que algo deu errado por algo que fiz e que posso desfazer, tomar um outro caminho, melhorar com meu esforço.

    Mas quando surge a fatalidade. Nossa isso detona completamente. Estou lidando com uma e tem sido difícil essa sensação de impotência...

    Obrigada pela visita!

    Beijocas

    ResponderExcluir