Na avenida da minha vida, componho e compartilho a ferro e flores de todas as emoções, inquietações e explosões de uma jornada profunda, intensa e fascinante.
Seja Bem vindo!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Sobre amar

O amor não é água de rio, mas cachoeira. Quando chega, leva tudo com sua força estrondosa. Precisamos estar preparados para observar nossas almas. No inicio, é alegria, excitação e puro prazer. Após um tempo, ele traz alguns medos que estavam escondidos no subtêrraneo da alma.
Quando temos medo de ver nosso interior por inteiro, o amor torná-se uma ameaça amedrontadora. Sendo assim, acho que o amor não é para os covardes. É preciso correr riscos, inclusive de abandonar alguns conceitos antigos que se cultivava. Coisas em que sempre acreditou como num passe de mágica perdem o sentido, no simples momento em que seu olhar cruza com a da pessoa amada.
O amor é um labirinto delicioso... Mas temos que aprender a conviver com ele para não sermos tentados a matá-lo.
Para mim, não há nada que valha a pena que já venha pronto e seja definitivo. Eu aprendi a ter prazer nas corridas de obstáculos, que proporcionam sempre o prazer incalculável da superação.
Tenho aprendido muito nos últimos tempos.
Quando alguém não quer estar com você, é necessário entender isso como uma opção, e não como uma rejeição. As pessoas tem todo o direito a escolhas, e isso é só um sinal de como elas estão naquele momento.
Vou dar um exemplo meio ridículo, espero que entendam. Eu amo uma torta que uma amiga querida faz. É uma torta sorvete chamada "Leonor" (Só podia ter nome de mulher mesmo), é o melhor doce que já comi na vida. Então, supondo que ela prepare a "Leonor" (torta sorvete), para mim e, na hora de servir, eu diga: "Não, obrigada, estou indisposta hoje para comer doce", (acho quase impossivel isso ocorrer, mas estou supondo). Ela com certeza irá decepcionar-se: "Puxa vida, fiz com tanto carinho."
Eu recuso não por achar que não ficou bom, mas porque, naquele momento, não sinto-me bem para comer doce. Quando uma pessoa não quer estar com a outra em agum momento, isso não quer dizer que não está interessada, e que não ame, mas quer dizer, que por algum motivo, essa pessoa não quer torta sorvete.
O mais importante no amor é saber que, quando a outra pessoa diz não, isso não quer dizer que você está sendo rejeitada, nem que ela está dizendo algo de você: ela está dizendo algo de sim mesma.
Por isso, é necessário e quase vital saber ouvir os sinais do outro... Porque o mundo não gira só ao nosso redor.

27 comentários:

  1. Oi
    linda
    obrigada pelas visitas em meu blog

    bjssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Agradeço Mayara.. :)
    Belo exemplo o da torta.. eheh
    beijoss

    ResponderExcluir
  3. Lindo seu blog, gostei demais de conhecer, se puder me visite, beijos.

    http://ventosnaprimavera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. bom dia.
    falar o que né?
    boa sua reflexão.
    bjo bom trabalho.

    ResponderExcluir
  5. É uma visão interessante sobre o amor/desamor!
    Bom dia pra ti,linda!
    Afrodite

    ResponderExcluir
  6. Mayra....
    E-N-T-E-N-D-I !!!!
    Tipo assim:-
    "Estou almoçando com um amigo.. Numa travessa tem dois "Bifes acebolados" ; Um GRANDÃO e outro PEQUENININHO...; Rola aquele negócio de educação e EU mais do que depressa pego o "BIFÃO".. certo?
    Daí o meu amigo me repreende dizendo que sou (malínducado) e que ELE por educação pegaria o pequenininho..... por ser EDUCADO.
    - Penso assim, já que ele por educação pegaria o PEQUENININHO mesmo, na lógica eu fiz o certo... nénão ?
    O BIFÃO ia ficar pra mim mesmo então apenas me antecipei e "PEGUEI-ô-ô.... rsss

    Bejô
    Tatto

    ResponderExcluir
  7. Bela reflexão Mayra!

    Grande beijo para ti,

    http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Má, hoje estou assim....

    Eterno é aquilo que dura uma fração de segundos
    Mas com tamanha intensidade, que petrifica
    E nenhuma força jamais o resgata......

    Um dia descobrimos
    Que se apaixonar é inevitável...
    Um dia percebemos
    Que as melhores provas de amor
    São as mais simples
    Um dia percebemos
    Que o comum não nos atrai
    Um dia percebemos
    Que ser classificado como o
    “bonzinho” não é bom
    Um dia percebemos
    Que somos muito importantes para alguém
    Mas não damos valor a isso
    Um dia percebemos
    Como alguém faz falta,
    Mas já é tarde demais
    Em fim
    Um dia descobrimos que,
    Apesar de viver quase um século
    Esse tempo todo não é suficiente para
    Realizarmos todos os nossos sonhos,
    Para dizer tudo que tem que ser dito...
    O jeito é: Ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida,
    Ou lutar para realizar nossas loucuras....


    Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação....

    MARIO QUINTANA


    beijocas, beijocas....

    Carla Carlotinha

    ResponderExcluir
  9. Ai Tatto,
    Se juntar nós dois ferrou... Eu viajo na maionese, e olha que nem uso droga viu... Ontém foi só um vinho de leve...
    Morri de ri com o exemplo do bifão...ahahaha
    EU não gostei muito desse texto,, achei confuso e o exemplo não foi muito feliz... foi engraçado... Mas vou deixar ai viu... Um dia eu melhoro ele..
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Certíssima Mayra !
    Nem sempre estamos disposta. Até mesmo para as pessoas que mais amamos e certamente se essa pessoa te ama entenderá sua necessidade de solidão.

    Ah já respondi o desafio. Passa lá quando puder.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. NUNCA VI UMA COISA DITA TÃO SIMPLES E FACIL DE ENTENDER EUREKA...VOU TE FALAR ADOREIIIII SIMPLISMENTE ..É SISSO MESMO SE VOCE NÃO QUER FALAR UMA ..NÃO QUER DAR PITACO EM OUTRA NÃO QUER AMAR OU DEIXAR DE MAMAR ALGUEM NÃO É PRAMAGOAR NINGUEM E SIM DIREITO SEU DE ESCOLHER...TUDO É DIREITO NOSSO .,.NÃO QUERO FAZER ISSO DIZER ISSO NÃO DIGO E ODEIO QUE DIGAM POR MIM...FALEM POR SI SÓ NÃO POR MIM..FALA SÉRIO QUANDO ALGUEM QUER POR COISAS NA VIDA DA GENTE QUE A GENTE NÃO QUER??DA VONTADE NESSAS HORAS DE TER UMA BAZUCA DO RAMBO ...COMO NUM DIA DE FURIA ..SRRSRSR MAS A TORTA FOI UM EXEMPLO MUITO BOM..QUANTAS VEZES ESTAMOS DE REGIME EU NÃO MAIS MAS QUANDO AINDA ME PREOCUAPAVA COM A BELEZA DOS ARQUITETOS SABE A EXTERIOR??ENTÃO TANTAS VEZES NÃO QUERIDA COMER E COLOCAVAM GUELA ABAIXO E EU PRA NÃO SER CHATA EU TINHA QUE FAZER....VOU TE CONTAR UMA COISA QUE ACONTECIA COMIGO E HOJE NÃOA CONTECE MAIS....TODA VEZ QUE A GENTE SE REUINÃO NUM CHURRASCO OU ALMOÇO SEI LA E TINHA UM CASAL NOVO ..EU SEMPRE QUE FAZIA O CERIMONIAL COM AS ESPOSAS NOVAS QUE ENTRAVAM NO GRUPO DE AMIGOS DAI O CHICO JA FALAVA""OTILIA O FULANO VAI LEVAR A ESPOSA DELE E ELE NÃO CONHECE NINGUEM LA ELA SÓ VAI SE VOCE FOR POIS ELA NÃO CONHECE AS OUTRAS MULHERES..."""EU IA FAZIA A BELA CASA DE PAISAGEM DA JANELA ..E FICAVA A NOITE TODA CONVERSANDO COM ALGUEM QUE JAMAIS VI E NÃO TINHA NADA HAVER COMIGO POR QUE ERA MULHER DE AMIGO DELE OU ENTÃO SEI LA POR ALGUM NEGOCIO A FECHAR OUTRAS COISAS CAHASTAS QUE A VIDA NOS IMPOEM ..POIS BEM UM DIA CAIU UMA CHATA NA MINHA MESA...MAL HUMORADA CIUMENTA PARECIA UM PIT BUL TUDO NÃO GOSTAVA DE BEBER CERVEJA NEM PENSAR((DEUS ME LIVRE QUEM NÃO GOSTA DE SKOLL GELADA ))E FIQUEI LA FAZENDO SALA MAS VOLTEI TÃO BRAVA DA FESTA MAS FIQUEI QUIETA...
    OUTRO DIA TEVE OUTRA FESTA E QUANDO A GENTE IA DECENDO DO CARRO EU DEI LOGO UM BERRO"""CHICO OLHA AQUI EU NÃO VOU SENTAR NA MESA DE QUEM NÃO GOSTO DE QUEM NÃO CONHEÇO E VOU FICAR COM MINHAS AMIGAS QUEM QUIZER QUE SE ARRUME ..E SE VOCE PEDIR PELO MENOS PEDIR EU VOU EMBORA E TE DEIXO NA FESTA SOZINHO ENTENDINDO""??ELE SO MURMUROU ""OH MULHER DOIDA ..CHATA CREDO. E EU PRA ALIVIAR O ESTRESS AINDA DISSE ..ESTOU DE TPM..PRONTO ASSUNTO ENCERRADO ATE HOJE NUNCA MAIS ME VI NESSA SITUAÇÃO CHATA!!NÃO É QUE NÃO GOSTAVA DAS PESSOAS É QUE NÃO QUERIA FICAR COM GENTE QUE NÃO TEM NADA HAVER COMIGO PRONTO...DIREITO DE ESCOLHA

    TO CERTA OU TO ERRADA

    BJS QUERIDA
    AMEI SEU POST

    ResponderExcluir
  12. Assim no amor, como na vida devemos está sempre preparados para o "não".
    Estamnos sempre criando expectativas demais, e isso que complica tudo!

    Adorei o texto!

    bjim!

    @ChrisRibeiro

    ResponderExcluir
  13. Olá, Mayra!
    Ele quando chega devasta tudo aquilo que plantamos como certo em nós. Arrebenta nossas represas mais fortes e faz-nos ver o quanto somos fracos, ao mesmo tempo que nos faz fortes. Ás vezes dói, ás vezes corrói, noutras nos constrói!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  14. Mayra que reflexão menina eu precisei ler e reler o texto , não por achar imcompreensivel de jeito nenhum mais claro não podia estar mas é que fiquei pensando que tem um montão de gente que devereia lê-lo para compreender exatamente o que vc falou no final "Por isso, é necessário e quase vital saber ouvir os sinais do outro... Porque o mundo não gira só ao nosso redor. "...E como tem gente que pensa que o mundo gira apenas no próprio umbigo ...

    beijos linda

    ResponderExcluir
  15. Má!!

    B-I-N-G-O!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    É isso mesmo. Essa compreensão sua me arrebenta!

    Beijossssssss

    Carla

    ResponderExcluir
  16. Olá Mayra!

    Que bela reflexão! É verdade o amor tem dessas coisas.
    É importante que haja um equilibrio. É normal em algum momento você não querer a torta mas se a torta é rejeitada constantemente, tem alguma coisa fora do lugar. Algo que não foi compreendido.
    Ótimo post, parabéns!

    Abraço,

    Thiago

    ResponderExcluir
  17. Sim, Mayra. Amar não é para os fracos ou para os covardes. Quem ama se entrega às vicissitudes da vida e aprende, errando ou acertando. Ainda assim, mesmo no erro, aprende a ser prudente. O covarde é vazio e inconseqüente, é como aquele aluno que não quer aprender. E vai ficando pra trás, e o tempo passando...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Perfeito o seu texto Mayra!
    Sua reflexão foi ótima, beijos.

    ResponderExcluir
  19. Muito bem postada a sua reflexão. Belissima.estou lhe convidando a visitar o meu blog, e se posssivel seguirmos juntos por eles.Adorei o seu blog, estou lhe esperando por lá.
    abraços

    ResponderExcluir
  20. Concordo plenamente Mayra! Para tudo há a hora. A gente é que não aprendeu a deixar a vida ser como é, e passar. :)

    E vamos confiar!

    Obrigada pela presença. Convido-a a ler o post "Presente" em meu outro blog: www.desmemoriafeminina.blogspot.com e deixar comigo a sua compreensão. Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Muitas vezes não reconhecemos os sinais e forçamos uma barra. Seu texto exemplificou o doce do amar.

    Espero não perder contato, viu?

    Beijo imenso.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  22. Mayra, amada!
    Adorei a analogia feita com a Leonor (imagino a dilícia que não deve ser!)e a maneira como teceu "Quando alguém não quer estar com você, é necessário entender isso como uma opção, e não como uma rejeição"! Mas, infelizmente, você bem sabe que todos queremos ser amados, aceitos... Essa aceitação é evolução que carece de muiiiito trabalho!
    Beijuuss n.c.

    ResponderExcluir
  23. Maravilhoso Mayra!
    Não tomar como pessoal. Essa é uma regra básica do bem viver e do bem relacionar-se.
    E como vivemos esquecendo disso...
    Adorei o exemplo da torta.
    Simples e perfeito. :D
    Beijão

    ResponderExcluir
  24. Mayra

    verdades...só como torta quando eu quiser..por mais que eu goste de tortas

    beijocas

    Loisane

    ResponderExcluir
  25. Que coisa boa é falar das coisas simples do amor.
    Que maravilha e honra a sua visita me trouxe.
    E, fiquei feliz que gostou e que tivemos essa sintonia de postar o amor dessa forma, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir