Na avenida da minha vida, componho e compartilho a ferro e flores de todas as emoções, inquietações e explosões de uma jornada profunda, intensa e fascinante.
Seja Bem vindo!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Perseverar é fundamental

Hoje fui almoçar com um amigo agoniado. Ele me falava que está a alguns anos batalhando, mas que não sai da mesma função. Ele sabe que tem potencial, mas ainda não conseguiu resultados que o levassem aonde queria e agora com quase 50 anos se pergunta por que não consegue chegar lá?

Eu com muito menos experiência, com meus quase 30 anos de idade e 13 de mercado de trabalho, resolvi contar a ele um pouquinho da minha trajetória.
Contei que já fui muito boba em muitas circunstâncias, pois sempre tive muita boa intenção e nem sempre conseguia colocá-las em prática ou transformá-las em resultados, mas uma coisa eu tinha aprendido bem, a ser perseverante.
Eu até entendo que com o passar dos anos, alguns profissionais desanimem em ser um executivo de sucesso. Meu amigo de hoje tem 46 anos e vem pensando dessa forma... Mas eu não quero pensar, nem quando tiver nessa idade, afinal, perseverança é uma coisa, esperança é outra coisa. Esperança é quando agente “espera”. E eu já estou bem acostumada a perseverar, ou seja, trabalhar.
Nesses 13 anos que estou no mercado de trabalho, já batalhei muito, em muitas vezes sem pensar, e isso foi bom, porque se eu pensasse muito, teria desistido.
Eu também já tive mil razões para desistir, mas não, perseverei sempre. Até que as coisas começaram a mudar para mim de um tempo pra cá, mas como não pensava, também não percebi muito. Mas elas mudavam assim mesmo e para melhor. Talvez se eu tivesse percebido tivesse também acomodado.
O fato é que quando as coisas começaram a melhorar para mim, ainda havia um paradigma na minha cabeça que me mantinha abaixo do nível da água, ou sei lá o que...
Agora que notei que estou crescendo na vida e que minha vida profissional está indo por rumos melhores, trabalharei ainda mais. Portanto, ter esperança é importante, mas perseverar é fundamental.

Meu amigo disse que tenho muita sorte e que sou entusiasmada com o mundo corporativo e que quando eu tiver a idade dele não serei mais assim... Eu contesto e não aceito!
Acredito que as coisas boas chegam na hora marcada e agente tem que ter sabedoria para poder aproveitar.
Tudo tem seu tempo. E temos que ter sensibilidade para não deixar boas oportunidades passarem.
Quem quiser vencer de fato tem que ter paciência. Afinal, se trabalharmos muito, não é certeza que venceremos, mas se não trabalharmos, é certeza que não venceremos.

Um comentário:

  1. Mayra,

    Tenho apreciado cada dia mais os seus textos.
    Embora nunca mais tenha te visto, com o blog sinto-me tão próxima que tenho a sensação de ouvir sua voz comentando o assunto.
    Parabéns!
    Um beijo Grande.
    Tina

    ResponderExcluir