Na avenida da minha vida, componho e compartilho a ferro e flores de todas as emoções, inquietações e explosões de uma jornada profunda, intensa e fascinante.
Seja Bem vindo!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Como deveríamos nos sentir?

Penso, em muitos momentos, que a felicidade não é um estado mental sério ou importante e por isso a mantenho sob suspeita. Às vezes achamos que ser feliz é deixar de lado o que sentimos, e muitas vezes sentimos culpa depois de um momento de felicidade. Existem tantas coisas que precisam ser feitas, tantos erros a corrigir, que me parece que arranjar tempo para ser feliz é o mesmo que virarmos as costas ao mundo. Gente, uma grande parte da população mundial está passando fome, existem nações em guerra, ou seja, uma série de problemas graves que o mundo enfrenta que é tão destruidor quanto infindável. Posso destacar mais algumas: o aumento a cada dia de armas nucleares, a crise econômica, a invasão de privacidade, os vírus e bactérias, a gravidez das adolescentes, a corrupção politica, (que aliás merecia uma parte só para esse assunto), as drogas, o terrorismo, a falta de casas para morar, a discriminação por sexo, idade e raça - tudo isso e nem comecei a falar da destruição do planeta.
Ao assimilar tudo isso, em vez de felizes, deveríamos nos sentir... o quê? amargurados? aterrorizados? tristes? chocados? tocados? cínicos? apavorados? Acho que nunca questionamos as atitudes que deveríamos adotar no lugar da felicidade. Poucos perguntam o que coisas como segurança e conforto, mudança para melhor, perturbação, raiva ou coisa parecida, traz de bom para alguém. Eu mesma já disse nesse blog que estes são sentimentos que nos levam para a frente na vida. Mas se é assim, (hoje me questiono) a pergunta deveria ser: o que mais nos instiga a sermos transparentemente úteis - uma atitude irritada ou pacífica? Não sei dizer, mas sem dúvida alguma eu preferia estar nas mãos sensíveis de Buda, Gandhi, Jesus ou Madre Teresa.
Eles sim, conseguiram fazer muita coisa sem nenhuma raiva.

12 comentários:

  1. Mayra

    Pra mim não existe felicidade...existe a busca da..o caminhar ao encontro da..
    muito bom o post...refleti um monte

    beijocas


    Loisane

    ResponderExcluir
  2. acho que felicidade nos encontra e depois nos deixa...
    ela vem ao nosso encontro e nos afastamos
    ela de nós...
    bjo linda...

    ResponderExcluir
  3. A GENTE NÃO É FELIZ ..A GENTE AS VEZES ESTÁ FELIZ...POIS SÃO ESSES PROBLEMAS QUE VOCE CITOU ESSAS MISERIAS NO NOSSOS SEMELHANTES NÃO NOS DA ESPAÇO PRA SERMOS FELIZES E SIM ESTARMOS EM ALGUNS MOMENTOS..ESTAVA EU FELIZ AGORINHA POIS MEU NEGOCIO QUE MONTEI ESTA DANDO CERTO E AGORINHA MESMO VI UM PROFISSÃO REPÓRTER NA GLOBO UMA MULHER COM TRES FILHOS DESNUTRIDOS ..UM BEBE A BEIRA DA MORTE DESNUTRIDO ...O PAI EM SP TENTANDO MANDAR DINHEIRO ;..ESQUECI DO MEU PET..E ESTOU TRISTE AGORA ....QUE EU POSSO FAZER COM ESSA MULHER A 5000 MIL KM DE ONDE ESTOU??SE FOSSE MAIS PERTO PODERIA PEGAR MEU CARRO IR LEVAR ALIMENTOS UM CONFORTO SEI LA MAS DE LOGE QUE EU FAÇO VOU REZAR ORAÇÃO ACABA COM A FOME??NÃO PODE ATE LEVAR UMA BOA ALMA ATE LA E MATAR A FOME DAQUELAS CRIANÇAS QUEM SABE?E POR ISSO QUE AINDA SOU DO JEITO QUE ESBRAVEJO QUE GRITO QUE COBRO QUE VOU MORRER LUTANDO MESMO QUE EM VÃO MAS VOU..VOU TENTAR DAQUI DO MEU PC TENTAR SABER COMO FAÇO PRA AJUDAR DE ALGUMA FORMA...ESTOU IMPOTENTE TRISTE PELOS MEUS SEMELHANTES QUE EU NÃO POSSO NEM SEQUER AJUDAR QUANTO A GANDHI MADRE TEREZA..JESUS COM CERTEZA QUERIDA AMIGA ELES TAMBEM TIVERAM SEUS MOMENTOS DE FRUSTRAÇÃO E TRISTEZAS POIS TEVE MOMENTOS QUE ELES NÃO PUDERAM FAZER NADA..HOJE JESUS JA PODE AJUDAR MAIS MAS QUANDO ESTEVE AQUI NA TERRA TEVE AS MESMAS DUVIDAS QUE NÓS POR QUE??PQ?PQ?VOU MORRER PERGUNTANDO E CHEGAR LA EXIGINDO EXPLICAÇÕES ..AFINAL AINDA CREIO QUE HA VIDA DEPOIS DA MORTE ...

    ResponderExcluir
  4. Mayra,

    Eu acredito que muitas vezes tentamos dar um passo maior do que nossas pernas. Quem somos nós para tentar ajudar o oriente médio, se não consiguimos manter a paz nem mesmo dentro dos nossos lares?

    Acredito que temos que primeiro tentar transformar a vida dos que nos cercam: trazer a paz para sua casa, o bem estar para seu ambiente de trabalho, melhorar a convivência no seu bairro, na sua comunidade.

    Acho hipócrita quem doa dinheiro para os médicos sem fronteiras, e vive em guerra com seu vizinho de apartamento.

    Parabéns pelo texto! Ótima abordagem!

    Beijos,

    Vero.

    ResponderExcluir
  5. Ola Lois,
    Obrigada. Eu também refleti um monte... Apaguei e reescrevi várias vezes de forma diferente, e ainda assim não gostei muito... Talvez não tenha conseguido dizer que a felicidade é uma coisa tão complicada diante de tantos acontecimentos... Não só os citados, é que esses são tão mais importantes dos que eu iria citar antes de postar... que desiste... Ou seja, tantas coisas mais importantes para se preocupar do que minhas lamentações.
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  6. É Déya, é isso ai.
    Como a tal frase marcada que só existem momentos felizes...
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  7. Otilia,
    Essa impotência diante dos problemas é que nos choca, até mesmo diante de problemas pequenos do dia a dia... Mas, as manhãs precisam se renovar.
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  8. Verô,
    Obrigada por comentar aqui.
    Muito próprio o que disse... Se não conseguimos dar conta de arrumar nem nossa "sala", quanto mais a dos outros... Mas revolta e nem como agir sabemos.
    Beijão,

    ResponderExcluir
  9. Olá, Mayra!
    gostamos muito de criticar a "sala" dos outros, mas a nossa... carece de muita arrumação!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  10. Putz Rike,
    Perfeita colocação. Quando iniciei esse texto, queria reclamar de tantas coisas da minha "sala", mas ai, resolvi falar da "sala" alheia, pois além de não saber nem por onde começar a falar da minha, conclui que existem problemas tão maiores do que os meus... Mas concordo plenamente contigo, essa analise interior precisa ser feita e organizada.
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  11. Mayra,

    Não é bem assim: Com excessão de Cristo, todos os seres iluminados que você citou também tinham seus momentos de angústias e dúvidas. E sabe o que fez a diferença? Eles não deixaram abater e seguiram em frente!
    E é exatamente isso que nos cabe fazer! Seguir em frente e dar nossa contribuição (ainda que pequena) por um mundo melhor...

    Grande beijo para você!

    http://omundoparachamardemeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Pois é Dani,
    Não se abater é o mais dificil a conquistar...
    Mas agente sempre dá a volta por cima.
    Um beijo,querida.

    ResponderExcluir