Na avenida da minha vida, componho e compartilho a ferro e flores de todas as emoções, inquietações e explosões de uma jornada profunda, intensa e fascinante.
Seja Bem vindo!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A Ferro e Farpas no trabalho

"Tenho tentado aprender a ser humilde. A engolir os nãos que a vida te enfia goela abaixo. A lamber o chão dos palácios. A me sentir desprezado-como-um-cão, e tudo bem, acordar, escovar os dentes, tomar café e continuar"... Caio Fernando Abreu


Eu fico realmente indignada com certas atitudes, será que as pessoas não conseguem cumprir com o combinado? Não é possível! Não estou conseguindo acreditar no que está acontecendo novamente... Repetição do ano passado, vale a pena ver de novo da saga: Férias...

Existem dois tipos de pessoas, aquelas que cumprem o que prometem e aquelas que prometem e depois dizem que não prometeram, aqueles que usam o comprometimento das pessoas ao seu favor, e aquelas que, como namoradinhas ciumentas, usam contra.

Eu deveria vender viseiras de cavalo nas grandes empresas – aquelas que os mantêm olhando para frente - Prevejo altas demandas em curto prazo. Se não posso combater a estupidez, lucraria com ela.

Eu sempre pensei que ninguém seria páreo para o Brasil em castração, principalmente a intelectual. Ainda penso assim, mas o nosso mercado de trabalho é o fim da picada. Com um agravante: Brasileiros, no geral, tem vocação para ser servo, então fala pra todo mundo - menos para o chefe - e não sem uma ponta de orgulho, que está trabalhando demais, ganhando pouco, sendo explorado, em vão com as horas extras. Sem nada fazer para mudar isso.

É dificil dizer, mas hoje vejo duas opções razoáveis para jovens com um mínimo de ambição, coragem e inteligência: buscar empresas e chefes inovadores e que te dão condições de trabalho, ou guiar uma carreira própria, empresário e chefe de si mesmo.... Assim como qualquer um dos gênios da humanidade e como qualquer empresa pensante, você poderá ir para casa em um horário decente, tirar férias, ficar doente, tratar a doença, enfim, desde que não atrapalhe ninguém e entregue seu trabalho limpo e bem feito dentro dos prazos estabelecidos, sendo avaliada pela qualidade, produtividade, aqui subapelidadas de competência (que me remete um pouco ao mediocre) pois a palavra prazo, está sim a exigência suprema e importante, a cobrança mais digna de um chefe.

Eu preciso bem mais que uma primavera para decifrar essas incoerências dos atos alheios... Essa coisa enraizada em todas as minhas histórias. Queria me livrar de tudo isso, partir ao meio essa disciplina e doá-la a quem quisesse junto com todo esse jeito certo e exato de conduzir as coisas na vida...

Gostaria de correr com os dias deste indecifrável caminho que, de tantas farpas, sempre me machuca a pele, carne, veias e me dá uma cara de tempo ruim.

Preciso resolver isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário