Na avenida da minha vida, componho e compartilho a ferro e flores de todas as emoções, inquietações e explosões de uma jornada profunda, intensa e fascinante.
Seja Bem vindo!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Ele não está tão afim de você

No final de semana passado assisti o filme “Ele não está tão afim de você”. Mentiras piedosas contra a verdade que incomoda. Esse é o gancho para essa história, que entrelaça outras histórias de relacionamento. Confesso que no começo não creditei boas expectativas, mas aos poucos fui gostando.
Na primeira cena vemos uma garotinha de uns quatro ou cinco anos brincando em um parque. Ela está construindo um castelo de areia até que seu príncipe encantado surge, a encara e lhe dá um empurrão. Faz uma declaração de amor do tipo: “Eu não gosto de você porque você fede cocô de cachoro”. A menininha desolada sai correndo para o colo da mãe e pergunta: “Por que ele fez isso comigo?”. E a tapada da mãe responde: “Porque ele te ama”.
Ah tenha a dó hein! O inicio do filme me fez pensar no porque de alguns personagens já adultos terem crises de adolescentes, a protagonista do filme, Gigi (Ginnifer Goodwin), que fica ansiosa por uma ligação após o primeiro encontro. Aliás ela já vai a esse encontro com essa idéia fixa na cabeça. Quer porque quer ter um relacionamento duradouro, como se isso fosse garantia de ser feliz, e é assim que as outras histórias acontecem.
O texto desliza um pouco pelo machismo, mas é um machismo tão brega e risível (e tão bem colocado) que entra totalmente no bom humor.
Acredito que toda mulher tem um potencial enorme para ser escritora (pode até não ter talento, mas tem potencial) e isso se revela na sua inesgotável imaginação. Sim, meninas – e eu me incluo aqui – são rainhas para inventar desculpas que expliquem o comportamento da pessoa com quem está saindo ou tentando sair. “ Ele não liga porque deve estar ocupado”, “Ela quer ir devagar”, Ele está com medo de intimidade”, “Eu sou independente e isso assusta”, “Ela acabou de se separar”, “Ele está numa fase difícil”, “Ela foi traída e está se preservando”, “Ele tem fobia de compromisso”, “A mãe dela a encheu de trauma”, “A ex dele o encheu de trauma” “A cadelinha dela a encheu de trauma”, affe, ninguém merece.
Só quero dizer uma coisa, assista esse filme. É uma pérola do bom humor e da mais crua realidade que joga na cara o que estamos carecas de saber, mas muitas pessoas insistem em ignorar.
Meu, é tão básico, se a pessoa não te convida para sair é porque não está afim de sair com você. Se não telefone é porque não está a fim de você. Se não responde seus emails é porque não está afim de você. Se não quer te namorar, se desapareceu, se não transa com você, se é casado e não larga a esposa, se namora e não pretende largar sua namorada, a verdade é que simplesmente não está afim de você; Caso contrário estaria agora mesmo, nesse instante com as mãos e o resto do corpo todinho bem grudadas em você.
Desculpem se estou sendo drástica, mas é necessário e é assim que a vida funciona.
Sou de uma credibilidade a toda prova, como se vivesse num mundo à parte, que só reconheci na maturidade, mas, olhando em retrospectiva, vejo que se trata de um traço enraizado, presente desde a minha infância. Talvez por pura auto defesa , minha conclusão particular é de que é melhor ser assim.
Quem realmente quer estar junto, está junto, é simples assim.
Quem está cansado de bater e ninguém abrir, mude de alvo, mas um dia você acerta. E ai é só, literalmente, correr para o abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário